domingo, 30 de janeiro de 2011

Euxenita e sua História

O nome da localidade onde hoje  situa o Distrito de Euxenita, com registros datados de 1.860, era Fazenda de São Bartolomeu. Distando 18 km de Sabinópolis. Com o tempo, a localidade recebeu o nome de Santa Rita do Patrimônio, depois Santa Rita de Euxenita e hoje apenas Euxenita, em virtude de no local existir o minério de mesmo nome.

Os primeiros habitantes de que se tem registro pertenciam à família Rufino. Nessa época a localidade era ponto de parada dos tropeiros, que tinham ali os seus ranchos de tropas.

Euxenita abrigou a primeira máquina de limpar arroz e café da região em uma antiga usina. A população predominantemente rural, com a economia concentrada em produtos agrícolas, como cereais e hortifrutigranjeiros, e de pecuária, com galináceos e bovinos.

No mês de maio, Euxenita atrai turistas para os festejos à Santa Rita de Cássia que acontece a 70 anos, com novenas, barraquinhas, rodeios e até leilões que antecedem o dia da festa.  Na véspera, acontece o levantamento do mastro em frente a Igreja de Santa Rita de “1.941” com a presença de grupos folclóricos.

Tradicionalmente romeiros fazem o percurso entre as localidades vizinhas de Sabinópolis 18km e de Materlândia 12km, caminhando até Euxenita afim de reverenciar a imagem da santa.

Euxenita ainda matem suas tradições e festas populares, é uma grande produtora de queijos, requeijões, cachaças, lingüiças e rapaduras. Ao mesmo tempo mostra o contraste a modernidade e a época dos tropeiros conhecidos por suas aventuras desbravadoras.

Atualmente Euxenita vem passando por grandes transformações econômicas graças aos investimentos de moradores que saíram para o exterior e retornaram acreditando no potencial de nossa “cidade” e ao mesmo tempo reforçando o desejo de fazer com que Euxenita possa desenvolver ao ponto de um dia se desvencilhar do domínio sanguessuga de Sabinópolis.

José Maria da Lomba

7 comentários:

  1. VC ESTA DE PARABENS,MUITO BOM RELEMBRAR AMO ESTE LUGAR!!!

    ResponderExcluir
  2. Visitei Euxenita agora em Janeiro, uma vila bem simpática que rendeu lindas fotos que estão no panoramio. veja no perfil: http://www.panoramio.com/user/6968470?show=best.

    Parabesn pelo blog bem feito. Jorge Colares. p_colares42@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu me chamo José de Oliveira Dias, sou filho. De Maria de Oliveira filha de Dolores, nasci na maternidade de sabinopoSab, hoje tenho 42 anos, sai daí, com 5 anos de idade e gostaria muito de conhecer a minha família por parte da minha maezinha.
    Estou deixando o .eu contato, caso alguém conhecer .Inha família, peça por favor que entre em contato comigo?
    (11)984254242
    https://www.facebook.com/ze.z.dias

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Há tempos tenho curiosidade de conhecer esta cidade de euxenita,hj vou enfim matar esse desejo.

    ResponderExcluir
  5. Oi procuro parentes de sobre nome Pedra Barra. Seriam por oarte da minha mãe, Geralda Pedra Barra. Ela foi vítima de furto, quando bebê e criada por duas senhoras ( raptas), Francisca Maria da Silva e " Maria Dorica". Hoje está com 78 e reside em SP. Tenho curiosidade de saber se tenho parentes aí. Me chamo Lenita
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Eu Onofre Alves Moreira, filho de Ragosino Alves Moreira /e Maria das Dores Batista dos Santos.Tenho dentre uns tios por parte de pai que chama :... Alcidino Alves Moreira, Sebastião Alves Moreira e Valico Alves Moreira Procuro algum parente que mora na cidade de Euxenita, Sabinópolis e Guanhães. Eu Onofre Alves Moreira Moro no litoral Sul de São Paulo Mongaguá. Contato 11 984438804 WhatsApp Obrigado ....

    ResponderExcluir
  7. Me chamo Alessandro e meu cunhado já falecido (Jair Jose de Pinho) me contava algumas historias dessa pequena cidade.
    Essa familia Pinho ainda residem ai?
    Se sim, será um prazer apresenta-los meus sobrinhos.

    ResponderExcluir